30
ago
07

Arbeloa – Um novo Finnan?

We all dream of a team of Finnans?

Álvaro Arbeloa, o coringa. A despeito do que pode sugerir o título, não pretendo fazer comparações acerca das qualidades de ambos os jogadores, muito embora se pareçam em muitos sentidos – a começar pela posição de origem. Sinto-me no dever, contudo, de chamar a atenção dos caros reds para o polivalente espanhol, e para um fenômeno de nosso clube que dá sinais de repetição.

Por muito tempo, Steve Finnan foi uma figura desvalorizada no Liverpool. Não que estejamos levando em conta a opinião alheia (quem se importa com o que pensam os perdedores?), mas sim a dos próprios torcedores do clube. No decorrer das temporadas, no entanto, ele demonstrou uma regularidade sem igual, que lhe rendeu lugar quase constante na equipe. Não por acaso, também, os contratados para rivalizar com ele pela lateral direita (como Josemi e Kromkamp) fracassaram – e o próprio Arbeloa, o jogador em questão, fora forçado a migrar para a esquerda.

Como um Phil Neal dos novos tempos, Steve Finnan tem sido peça chave para o nosso sucesso. Mas nessa temporada, quando nos orgulhamos de um dos elencos mais completos da Europa, até mesmo ele encontrou competição a altura. Álvaro Arbeloa, proveniente do Deportivo La Coruña, chegou à equipe visto como alternativa emergencial para a lateral direita (que então contava apenas com o irlandês), após o suposto fracasso das negociações por jogadores como Daniel Alves, do Sevilha. A reação mais branda possível a sua quase imediata escalação contra o Barcelona, um dos jogos mais importantes da temporada, foi a de surpresa; no geral – e eu me incluo nesse grupo -, houve choque. Mas Arbeloa mostrou ser capaz de lidar com o desafio, não teve muitas dificuldades em parar o argentino Messi e nos ajudar na classificação.

Desde o primeiro momento, o espanhol deixou clara a sua incrível adaptabilidade. Estreou na lateral esquerda (e aqui entra o mérito de Rafa Benítez, ao confundir não só a nós, torcedores, mas principalmente o adversário), fez excelente partida e facilmente encaixou-se na nossa linha de impedimento, de falhas tão raras. No restante da temporada, fez boas partidas, outras nem tanto (como contra o Chelsea), marcou o seu primeiro gol contra o Reading e me deixou uma impressão positiva.

Para a surpresa geral, Rafa Benítez tem contado com ele em quase todos os jogos do Liverpool da temporada atual, seja na esquerda ou na direita (como anteontem contra o Toulouse). E antes que se possa conspirar sobre um possível favorecimento do treinador aos jogadores espanhóis, há de ser dito: com todo o merecimento. Arbeloa realizou partidas soberbas, sobretudo defensivamente, mas com desenvoltura ao atacar e cruzamentos precisos. Paul Tomkins comparou-o a Rob Jones – técnico, eficiente no desarme e seguro em qualquer lado da defesa.

A constância com a qual Álvaro tem se exibido ultimamente me faz lembrar justamente de Steve Finnan, e por isso empolga. Sabe-se que nem mesmo Kenny Dalglish teria lugar em todos os jogos do Liverpool na temporada sob o comando de Benítez – mas Arbeloa, longe do supremo rei escocês, prova que pode aparecer na equipe com mais frequência do que esperávamos durante a pré-temporada.

O que de mais semelhante seu excelente começo de temporada possui a Finnan, contudo, é a falta do devido reconhecimento – sua desvalorização é um fenômeno que se repete com Arbeloa. Obviamente é cedo para profundas análises, e perdoe esse pobre torcedor se a euforia levar-me à precipitação; mas o coringa espanhol tem sido fantástico e merece elogios. Aplaudamos nossos jogadores quando eles merecem.

E que grande achado de Rafa!

Anúncios

3 Responses to “Arbeloa – Um novo Finnan?”


  1. 1 Artur Prata
    agosto 30, 2007 às 7:16 pm

    Belo texto Dieguito!!! Parabéns… Arbeloa nos dará ainda muitas alegrias.

    Y.N.W.A.

  2. 2 Carol
    agosto 31, 2007 às 1:40 am

    CLAP, CLAP, CLAP pro Arbeloa. E pro seu texto, Didididi! 🙂

  3. 3 Allan.xZ
    setembro 2, 2007 às 1:18 pm

    Texto lindo, mas faltou dizer que ele também foi improvisado pra jogr de zagueiro e jogou bem. =)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: